Existe Inferno Astral? E o ascendente só vale depois dos 30?
Fake news astrológicas
Não há consenso sobre certos temas astrológicos, o que não é negativo. O problema é que a linguagem astrológica é simbólica e dá margem a interpretações descoladas da realidade observável. Daí surgem as chamadas lendas urbanas da astrologiaLendas urbanas da astrologia
O Ascendente fica mais forte depois dos 30 anos?
Não é raro encontrarmos quem acredite na ideia equivocada de que o Ascendente fica mais forte depois dos 30 anos ou, ainda mais grave, que o Ascendente só começa a funcionar depois dos 30 anos. Antes de qualquer coisa, que fique claro que essa ideia não procede e que não é assim que a dinâmica astrológica se manifesta. Nenhum elemento ou aspecto do mapa funciona isoladamente ou se manifesta depois de um período determinado.
E é claro que só percebemos a manifestação desses fatores com o passar do tempo. Por exemplo, não se pode observar na prática os talentos ou as aptidões profissionais de um bebê. Apenas depois que a pessoa atinge certa idade, podemos perceber como ela está utilizando as potencialidades indicadas no mapa.
De forma similar, as indicações do Ascendente são mais facilmente percebidas quando a pessoa já passou por certas fases. Afinal, entre outras coisas, o Ascendente simboliza o projeto de vida, o que a pessoa manifesta objetivamente, sua imagem e a forma como ela se apresenta. Obviamente, essas coisas ficam mais evidentes quando a pessoa já viveu certas experiências e demonstra suas características intrínsecas.
Mas afinal, de onde vem a ideia de que o ascendente fica mais forte depois dos 30 anos? Não se sabe ao certo, mas talvez a resposta esteja na confusão que os leigos fazem com outros indicadores astrológicos. É comum que a pessoa expresse sua natureza quando já atravessou certos ciclos e isso acontece em sincronia com os chamados trânsitos astrológicos, que são os movimentos dos planetas em relação ao mapa natal. Alguns são muito marcantes, como o trigono de Urano com Urano natal e, principalmente, o famoso retorno de Saturno, que ocorre quando a pessoa faz 29 anos e Saturno retorna ao ponto em que estava no dia em que ela nasceu.
Podemos dizer que o período do Retorno de Saturno simboliza o encerramento de um ciclo, da juventude que fica para trás para que possa ter início o período de maturidade, que nem sempre é agradável, já que as coisas ganham um peso que não tinham e obrigam a pessoa a ser mais responsável. No mínimo, ela faz um balanço do que fez, começa a se cobrar um pouco mais e a pensar no futuro como uma realidade que tem ser construída e não mais como um sonho juvenil.
https://www.viastral.com.br/materia/o-senhor-do-tempo-e-o-tal-retorno-de-saturno/
O inferno astral
Muitas pessoas ficam preocupadas quando a data do aniversário se aproxima porque acreditam no que se convencionou chamar de inferno astral. A ideia que justificaria esse tal preocupação é que o período de 30 dias que antecede o aniversário seria uma espécie de provação, com muitos desafios, atropelos, desventuras e, como o nome sugere, sofrimento.
Bom, cabe deixar claro que a ideia de um período menos favorável no ano para todas as pessoas não é de todo descabida, mas de forma alguma é razoável acreditar que esse período seja antes do aniversário, pelo menos, não pra todo mundo. Vamos tentar explicar por que tal ideia é uma falácia.
Quando falamos que o inferno astral é antes do aniversário, estamos dizendo que é antes que o Sol volte ao local que estava no dia em que a pessoa nasceu. Então, por exemplo, vamos usar o mapa de Angelina Jolie, que tem o Sol a 13º de Gêmeos, o que significa que seu inferno astral seria do 13º de Touro até o 12º de Gêmeo. Ou seja, o Sol estaria transitando pela casa 10, casa profissional e de visibilidade social. Em termos de interpretação astrológica, não haveria motivo aparente para classificar esse período de inferno astral.
Mapa de Angelina Jolie - 04/06/1975 - 09h09 - Los Angeles
Talvez você esteja pensando: “Tá, mas fulano se deu mal às vésperas do aniversário” ou “Então, de onde vem a ideia de inferno astral?” Bem, vamos por partes. De fato, muita gente pode mesmo ter um período desfavorável no mês que antecede o aniversário, mas provavelmente por causa da configuração do mapa. Vejamos, por exemplo, Keanu Reeves tem o Sol a 9 de Virgem com o ascendente a 14º deste signo, o que significa que passa quase todo o período que antecede o aniversário com o Sol na casa 12, que é considerada uma casa difícil, para dizer o mínimo, uma casa oculta, que simboliza o isolamento, o retiro, os inimigos ocultos, etc. Neste caso e em casos em que a pessoa é de um signo que precede o signo ascendente, não seria surpresa se a pessoa tivesse maus momentos no período que antecede o aniversário.
Resumindo, se existe um inferno astral, nome que nos parece totalmente inadequado, seria no mês que antecede o signo do ascendente. A astrologia é uma linguagem simbólica que faz uso de muitos indicadores e variáveis, que permitem uma infinidade de combinações, que por sua vez refletem a complexidade do ser humano. Devemos sempre considerar a configuração geral e não ceder à tentação de generalizar.