Signo de Escorpião
Assim como Câncer, Escorpião é um signo de água, mas os dois reagem de formas muito diferentes. Por exemplo, se você magoar uma pessoa de Câncer, ela vai reagir de forma direta, vai acusar o golpe, manifestando seus sentimentos, seja por palavras, seja por uma expressão tristonha. Já Escorpião é um signo de água de modo fixo, que pode guardar mágoas por um tempo indefinido, e que só costuma revelar seus sentimentos se isso lhe for vantajoso, e, às vezes, apenas quando surge a oportunidade de vingança.
As pessoas que nascem com o Sol em Escorpião são conhecidas por sua intensidade e por sua determinação. Se você ouvir as histórias de pessoas de Escorpião, provavelmente vai notar que muitas delas sofreram traumas, viveram aventuras, enfrentaram desafios, etc. Ou pelo menos, vai perceber que são pessoas que não se contentaram em contemplar as camadas exteriores da realidade e ultrapassaram os limites seguros da superficialidade da alma. O que move alguém de Escorpião não é o prestígio. O que interessa para um escorpionino é o poder verdadeiro, não o aparente. A pessoa de Escorpião despreza os fracos na mesma proporção que desafia os poderosos.
Por isso, a pessoa de Escorpião não se importa em ficar nos bastidores, nem em deixar que o outro exerça o controle. Mergulha em tudo o que faz, às vezes, de olhos fechados, em águas muito profundas, já que não teme riscos nem conflitos quando está determinado a fazer algo. Em geral é sedutor, mas também radical e destrutivo. É passional, às vezes, absolutamente possessivo, outras vezes, totalmente desapegado.
Normalmente, sabe guardar segredo. Fazer com que se comprometa com algo raramente é uma tarefa fácil, e é melhor que não tentem forçá-lo, porque quando se sente pressionado em uma relação, pode radicalizar e provocar uma ruptura. Isso ocorre, porque às vezes, sua tendência é derrubar para não deixar que as coisas caiam. Não que não saiba o que quer. Pelo contrário. Sabe muito bem o que quer, e graças a seu senso estratégico altamente desenvolvido, também sabe esperar o momento certo para tomar posse do que deseja.
Pode ser obstinado e fazer grandes esforços para atingir seus objetivos, mesmo que, às vezes, tenha de pagar um alto preço por seus desejos. Tem grande poder de persuasão e sedução, e enorme capacidade de regeneração física, emocional e psíquica.
Não têm medo de sujar as mãos (ou o corpo, ou a mente) caso isso seja necessário. Investigar áreas sombrias da vida é algo que não o assusta. Pode ser mordaz, cáustico e corrosivo. Uma pessoa tipicamente escorpionina pode até ser otimista e não viver o tempo todo esperando que o pior aconteça, mas ela jamais esquece que muitos otimistas se deram muito mal na vida.
Um dos mitos associados ao signo de Escorpião é o da Morte de Órion. Órion era um exímio caçador, dotado de rara beleza, predileto da deusa Ártemis e filho de Netuno, que lhe concedeu o poder de andar sobre as águas. Impressionada com sua beleza, a deusa Aurora se apaixona por Órion e o rapta para levá-lo para a ilha de Delos. Segundo outra versão deste mito, louca de ciúmes, a Deusa Ártemis faz com que um escorpião gigante saia da terra e pique mortalmente o calcanhar de Órion, que é levado ao céu junto com o animal venenoso, formando a constelação de Escorpião. Na astrologia antiga, egípcia, caldéia e hebraica, o símbolo de escorpião era uma serpente.
O Elemento é água, o modo é fixo, e o regente do signo é Plutão. É um signo de natureza instintiva e secreta, com desejos intensos e emoções profundas, com processos internos tão dolorosos quanto transformadores. Pode ser associado à imagem de um pântano, com suas águas aparentemente calmas, mas profundas, misteriosas e traiçoeiras. As partes do corpo associadas são: órgãos sexuais e excretores, nariz, uretra, próstata, bexiga. A expressão que caracteriza o signo é: Eu desejo.
Estigma: São ciumentos, radicais, vingativos e autodestrutivos.