Signo de Câncer
Quem tem Sol em Câncer em seu mapa natal tem de forte apego às pessoas e às coisas, principalmente às coisas que remetem a lembranças, que por sua vez remetem a emoções. Não é incomum encontrar cancerianos adultos que guardaram o papel do bombom que foi presente da primeira namorada de infância.
Também é indicação de instinto gregário. De fato, a família em geral e a mãe em especial são fundamentais para as pessoas que nasceram com o Sol em Câncer, assim como a primeira infância, o lar e o passado. Normalmente, são pessoas acolhedoras e hospitaleiras, que gostam de receber as visitas calorosamente. Não gostam muito de fazer exercícios, e como consequência podem ficar fora de forma e ganhar peso.
Sol em Câncer no mapa também indica que a pessoa tem tendência a proteger aqueles que ama e pode chegar a exercer papel paternal. Embora possa ser muito tenaz e até agressivo quando ameaçado, em geral recorre à retirada estratégica, ou tenta um acordo, ou usa sua habilidade de envolver e/ou manipular os outros para conseguir o que quer. Sua reação vai depender da espessura da carapaça que vai desenvolver com o passar do tempo, como o caranguejo que desenvolve o exoesqueleto para se proteger do mundo exterior. Interessante observar que o caranguejo é o símbolo de Câncer e que parece também preferir contornar os obstáculos e evitar confrontos diretos.
Como tem certa dificuldade de externar seus sentimentos e de enfrentar certas coisas de frente, devido à sua total incapacidade de assumir uma posição que possa magoar os outros, pode ficar adiando inutilmente o inevitável. Por exemplo, por sofrer mais que o necessário quando é obrigado a romper um relacionamento, pode chegar ao extremo de manter uma relação que já não tem motivo de existir, apenas para não enfrentar diretamente a situação.
Caso isso ocorra, é preciso prestar atenção porque sua tendência é tornar o ambiente insustentável, para que o outro tenha se assumir o ônus da separação. Se magoa com facilidade, demora para esquecer as coisas e pode apresentar grande instabilidade de humor, pois é muito sensível. Geralmente, resiste às mudanças e necessita de segurança, mais emocional do que financeira.
Outra característica marcante de pessoas com Sol em Câncer é a sensibilidade, que lhes confere uma poderosa imaginação criativa, que muitas vezes pode ser direcionada com ótimos resultados para a literatura.
Hércules e a Hidra de Lerna. Um dos Doze Trabalhos de Hércules era matar a Hidra de Lerna, uma perigosa criatura devoradora de gente, que morava numa caverna. A criatura tinha nove cabeças, cada uma delas com um veneno letal, e para cada cabeça que fosse cortada, nasciam mais três em seu lugar. Hércules tenta de todas as maneiras matar a Hidra, mas a cada investida de sua espada, uma cabeça era decepada e nasciam mais três em seu lugar. Quando estava prestes a virar o almoço da criatura, Hércules recebe a ajuda do primo Iolau, que começa a queimar as cabeças cortadas com uma tocha, o que impede que se reproduzam. Vendo que Hércules iria ganhar a luta contra Hidra, Juno, esposa de Júpiter, envia um caranguejo que morde o pé de Hércules na tentativa de distraí-lo. Hércules esmigalha o caranguejo sob seus pés e, reunindo suas últimas forças, expõe a Hidra à luz do sol, matando finalmente a terrível criatura e enterrando-a sob uma rocha. Depois que a batalha terminou, Juno colocou o caranguejo entre os astros formando assim a constelação de Câncer.
Câncer é um signo de natureza receptiva e protetora, cujas características principais são a receptividade, o instinto protetor e familiar, emotividade e reserva. Os verbos associados ao signo de Câncer são, cuidar, nutrir e acolher. O elemento é água, o modo é cardinal e o regente de Câncer é a Lua. As partes do corpo são: estômago, pâncreas, seios, baço, aparelho digestivo, peito, axilas, útero. A expressão associada é: eu Sinto. Estigma: Permeabilidade emocional prejudica pensamento crítico.