Eclipse - Um jogo de luz e sombra
Indicadores astrológicos que prenunciam reviravoltas, imprevistos ou surpresas
Hoje, mesmo sabendo que o Sol não se apagou e um dragão não está devorando a Lua, ainda ficamos impressionadosEclipses
Um jogo de Luz e sombra
Hoje, mesmo sabendo que o Sol não se apagou e um dragão não está devorando a Lua, ainda ficamos impressionados, mas imagine o que pensava e sentia um camponês do século 15, por exemplo, quando o sol era encoberto e, em poucos minutos, a Lua desaparecia ou o dia virava noite. Podemos supor que ele ficava surpreso, curioso e bastante amedrontado. Afinal, aquela era uma alteração da ordem natural que, provavelmente, ele jamais tinha visto, já que, embora ocorram com certa regularidade, de 2 a 7 por ano, esses eventos nem sempre são visíveis.
Há muito tempo a ciência nos mostrou que um eclipse ocorre quando um astro impede a visão de outro, parcial ou totalmente. No caso do eclipse lunar, a Terra impede que a luz do Sol seja projetada em nosso satélite, ou seja, vemos a sombra do nosso planeta na Lua. No caso de um eclipse solar, é a Lua que impede a visão do Sol. Eclipses são fenômenos de ocultação e redução da luz, que envolvem o Sol e à Lua, astros chamados de Luminares.
Hoje, os eclipses já não assustam e esses fenômenos orbitais despertam a curiosidade das pessoas em geral e o interesse de astrônomos e astrólogos. Eclipses envolvem o Sol, que simboliza a consciência e a autoconfiança, e a Lua, que simboliza o passado, a casa, a família e tudo o que nos dá segurança.
No eclipse lunar, que ocorre apenas na fase de Lua-cheia, quando a Lua está em oposição ao Sol, forma-se um eixo entre dois signos. Por exemplo, quando o Sol a está a 27º de Escorpião e a Lua a 27º de Touro, temos o eclipse lunar. Já o eclipse solar ativa uma única casa e signo, porque ocorre apenas quando o Sol e Lua estão juntos, na fase de Lua-Nova. Por exemplo, quando ambos estão a 12º de Sagitário.
São indicadores astrológicos que prenunciam reviravoltas, imprevistos ou surpresas, mas é preciso considerar a casa ou casas que serão ativadas no mapa natal. Os efeitos dos eclipses tendem a ser mais intensos nos signos e nas casas do mapa natal onde ocorrem e podem ser sentidos por um período que varia de 1 a 9 meses.
Casas 1 / 7 – O Eu, a imagem, a identidade / Os relacionamentos
Casas 2 / 8 – Os valores e o dinheiro / Crises e possibilidade de perdas
Casas 3 / 9 – A comunicação / Os estudos e as convicções
Casas 4 / 10 – A família / A vida profissional
Casas 5 / 11 – A criatividade e a relação com filhos / Amigos e grupos
Casas 6 / 12 – Alterações do cotidiano / Cuidados com a saúde
Se você ainda não fez, faça seu mapa e acompanhe os eclipses e outros indicadores astrológicos.