5 curiosidades sobre a Lua
Nosso satélite em números
A Lua é a senhora da noite, passiva, intimista e receptiva, enquanto o Sol é o senhor do dia, ativo, extrovertido e expansivo.Na astrologia, a Lua e o Sol são chamados de Luminares, mas representam princípios diferentes. A Lua é a senhora da noite, passiva, intimista e receptiva, enquanto o Sol é o senhor do dia, ativo, extrovertido e expansivo. Ambos são fascinantes, mas a Lua tem algo mais, algo indefinível, mas que há séculos tem inspirado os poetas e despertado o interesse dos cientistas.
1 - Fala-se muito em lado escuro da Lua, o que dá uma ideia equivocada do fenômeno. O que existe é um lado oculto para nós, terráqueos. Todas as suas faces recebem a luz do Sol, como os cientistas já sabiam e como foi constatado por várias missões espaciais. Ocorre que, devido à rotação sincronizada dos astros, aqui da Terra, nós observamos sempre a mesma face do nosso satélite.
2 - Você está acima do peso e desistiu de tentar fazer regime? Vá para a Lua. Lá, o seu peso seria quase sete vezes menos do que aqui na Terra.
3 - A área total da superfície da Lua é de cerca de 38 milhões de km quadrados, menor do que a área da Ásia, que tem um pouco mais de 44 milhões de km quadrados.
4 – A distância até a Lua é de aproximadamente 384.000 km e ela continua se afastando da Terra, pouco mais de 3,5 cm por ano. Se um dia perdermos o contato com nosso satélite, ocorrerão mudanças significativas em nosso planeta, na duração dos dias, nas marés, no clima em geral, na temperatura, os invernos serão mais frios e os verões mais quentes, etc. Mas, por enquanto, a humanidade não tem motivos para se preocupar.
5 - A influência gravitacional da Lua sobre nosso planeta é evidente e sua relação com fenômenos naturais e comportamentais é estudada por cientistas há décadas. Diferente do que acontece, por exemplo, com Plutão, cuja influência gravitacional é negada pela ciência. O fato é que, para a interpretação do mapa, os astrólogos consideram o conteúdo simbólico atribuído ao planeta, independentemente de ele ter ou não influência gravitacional direta sobre nós. Pra eles, a Lua está relacionada às emoções, à família, ao que é feminino, ao passado, à memória, à casa, à maternidade e aos mecanismos involuntários. Representa como a pessoa absorve as coisas e reage a elas. Como muda de signo a cada dois dias e meio e está associada aos humores e suas oscilações, a Lua é um importante indicador no mapa astrológico.