Signo de Gêmeos
O Sol simboliza a luz, a vida e a consciência. O signo de Gêmeos está associado ao intelecto, à forma de pensar e de se comunicar. Quem nasceu quando o Sol estava em Gêmeos é flexível e mutável, têm capacidade natural de aprendizado e de adaptação. Novas situações são encaradas de forma prática e objetiva.
É muito observador e pode apresentar muitas habilidades intelectuais e/ou manuais, e assim, escrever bem, aprender rapidamente a tocar algum instrumento musical, desenhar ou algo assim. Pode se envolver com tudo o que está relacionado com comunicação, mas dificilmente se aprofunda e se torna um grande especialista em algo. Possui muitos conhecimentos sobre a superficialidade das coisas, o que pode irritar algumas pessoas.
Pode ser inquieto e de aparência nervosa. Não sabe guardar segredos, porque não se interessa apenas em obter informações, mas também em compartilhá-las. Seu desejo de se comunicar é intenso e como é bastante inteligente e espirituoso, tem muitos amigos e faz muitos contatos sociais. Contudo, pode se entediar rapidamente, caso não lhe seja dada a atenção que julga merecer. Pode não se aprofundar nas coisas e nos relacionamentos, e também pode desenvolver o péssimo hábito de não terminar as coisas que começa. É muito permeável intelectualmente, e pode adotar ideias e ideais dos que o cercam.
Geralmente, é muito impressionável, disperso e se movimenta rapidamente. Sua sagacidade e sua mutabilidade vertiginosa são características deslumbrantes. Pode fazer amigos em todas as camadas sociais, mas sempre mantendo certo distanciamento emocional. Costuma ser bastante afável, e gosta de desfrutar o lado "light" da vida. Essa tendência de levar as coisas na boa torna a convivência com pessoas de Gêmeos bastante agradável. Mas, às vezes, elas não permitem aproximações, porque para elas, a intimidade é algo que exige tempo para ser conquistado. Geminianos são interessados e muito interessantes. Pelo menos, dificilmente irão aborrecê-lo.
Mito: Castor e Pólux Leda foi banhar-se no lago e Júpiter apaixonou-se por ela, transformou-se num belo cisne para poder aproximar-se e seduzi-la. Nasceram então Castor e Pólux, irmãos gêmeos, embora Pólux fosse divino, por ser filho de Júpiter, e Castor fosse mortal, por ser filho de Tíndaro. Numa disputa de amantes, Ida e Liceu (outros dois irmãos gêmeos) duelam com Castor e Pólux, e Castor morre. Pólux inconformado, pede a Júpiter que conceda a divindade a Castor para que ele possa viver. Júpiter atende seu filho imortal, mas sob a condição de que enquanto um ficasse no céu o outro estaria na terra, e somente quando fossem trocar de posição teriam alguns momentos juntos. O Mito de Castor e Pólux reflete bem a dualidade geminiana. Estigma: Superficialidade e falta de firmeza de caráter. A palavra é uma ferramenta que pode ser usada de acordo com as circunstâncias.
O elemento é Ar, o modo é Mutável e o planeta regente é Mercúrio. É um signo de expressão pessoal, adaptável, que gosta de diversidade, informação e movimento. As partes e funções do corpo associadas a Gêmeos são: pulmões, clavícula, sistema nervoso, aparelho respiratório, mãos, braços e dedos. A expressão típica é "eu conheço" - oposta à de Sagitário, que é "nós conhecemos".