Mapa Astral de Silvio Santos
Um ilustre sagitariano
Quando falamos sobre indicações profissionais para Sagitário geralmente citamos direito, diplomacia, turismo ou línguas, esquecemos que Sagitário também é o signo dos grandes comunicadores, como é o caso de Senor Abravanel, ou Silvio Santos.Um Ilustre Sagitariano
Quando se fala sobre as possibilidades profissionais do signo de Sagitário geralmente nos lembramos de direito, diplomacia, turismo, línguas, etc. É comum esquecermos que Sagitário também é o signo dos grandes editores e comunicadores famosos, como é o caso de Senor Abravanel, ou Silvio Santos. Ele nasceu no Rio de Janeiro, às 00h 15m do dia 12 de dezembro de 1930, com o Sol em Sagitário e ascendente e Lua em Virgem. Seu pai era grego e sua mãe era turca. Eram imigrantes judeus sefarditas que se estabeleceram no Brasil no começo do século 20.
Além de ter sido apresentador por décadas e de comandar um canal de televisão e um grupo de empresas, ele fez muito sucesso como cantor gravando marchinhas de carnaval. Em 2011, Silvio Santos foi apontado por uma pesquisa como a personalidade mais admirada no Brasil, superando o ex-presidente Lula e até mesmo Jesus.
Em seu mapa, há várias indicações de que Silvio tinha mesmo as características necessárias para obter sucesso trabalhando com comunicações: casa 10, associada à profissão, em Gêmeos, cujo regente Mercúrio está em Capricórnio, e em conjunção com Saturno, regente deste signo, que é associado à carreira, etc. Sua capacidade de se comunicar com o grande público era espantosa.
Curiosamente, ele tinha Mercúrio, planeta associado à oratória em Capricórnio, signo pouco expansivo, e a Lua em Virgem e na casa 12, o que indicaria certa inibição e/ou necessidade de controlar as emoções. Ocorre que Silvio não foi propriamente uma pessoa emotiva. Ele pode ser incluído na categoria dos sagitarianos típicos, dos que não se abalam, que não se deixam abater por muito tempo e não demonstram suas emoções nem sob tortura. Tal configuração também é compatível com a forma como Silvio pensava e como se relacionava com o público:
Todas as coisas são difíceis. Todas as coisas têm que ser lutadas. E quando você consegue uma coisa fácil, desconfie, porque ela não é tão fácil quanto parece.”
(entrevista no Hotel Jequitimar – comemorações 30 anos do SBT- em 2011)
Também são evidentes em seu mapa as possibilidades de ganhar dinheiro com certa facilidade, de forma instintiva ou estratégica, de preferência divertida e prazerosa, aproveitando oportunidades e circunstâncias. Ele tinha Vênus, planeta do dinheiro, em Escorpião, na casa do dinheiro, em aspecto favorável com o ascendente, com Júpiter e com Plutão, regente moderno de Escorpião, além de um aspecto tenso com Marte, regente clássico deste signo.
O homem sempre soube mesmo como ganhar dinheiro. Era um vendedor nato e se especializou em vender sonhos, conforme indicado por seu Mercúrio trigono com Netuno. Basta lembrar que ele foi camelô na adolescência e que em 2013 a Revista Forbes divulgou que a fortuna estimada de Silvio era de 1,3 bilhão de dólares, o que o colocava entre os homens mais ricos do mundo.
“Quase tudo o que sei sobre o público, aprendi com um domador de circo. O público é como um leão, se você tiver medo, ele te devora!”
(entrevista Revista Veja – 1969)
Silvio também já deu exemplos de uma característica tão típica dos sagitarianos que até é usada para estigmatizar pessoas deste signo. Sua notória falta de tato foi se acentuando na medida em que o tempo passava. Enquanto ainda estava na ativa e comandava alguns de seu probramas, Silvio deu várias mostras que delicadeza e elegância não eram definitivamente suas melhores qualidades. Um dia, o cantor sertanejo Daniel estava cantando e lançando um livro no programa Teleton, promovido pelo Sistema Sbt, cujo presidente é o próprio Silvio. Quando o cantor disse o nome do livro, Silvio interrompeu: “Que nome horrível, não vou ler”. O constrangimento foi geral, mas o apresentador sagitariano nem percebeu.
Também no Teleton, Silvio entrevistava uma garota negra com cabelos encaracolados que declarou que seu sonho era ser atriz. Revelando preconceito e demonstrando claramente a falta de tato sagitariana, o apresentador duvidou da menina com o seguinte comentário: “Ah, não sei não, com esse cabelo”. O episódio gerou muitos comentários nas redes sociais e a reação de algumas organizações que lutam contra o racismo que divulgaram nota repudiando a declaração de Silvio. Ninguém envelhece impunemente, nem mesmo os sagitarianos.
Ele foi camelô, foi conhecido muito tempo como o Homem do Baú, ficou famoso e milionário, foi amado por milhões de pessoas, mas não chegou a ser uma unanimidade, Bom, ninguém é, não é mesmo? Ele nunca foi perdoado por manter no seu programa um quadro no qual enaltecia os feitos do governo militar em geral e dos ministros em particular, em plena ditadura. Silvio também se envolveu em muitas polêmicas ao longo de sua longa trajetória artística e empresarial. Uma das mais marcantes talvez tenha sido a disputa de um terreno com o diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez, uma disputa que se estendeu por anos.
Silvio comprou um terreno ao lado do Oficina, onde pretendia construir um arranha-céu, o que inviabilizaria o espaço cênico do teatro. Em um reunião que foi gravada e muito divulgada naquela época, o diretor pedia que Silvio abrisse mão do projeto e investisse na cultura, argumentando que logo os dois estariam mortos e que assim deixariam um legado para a cidade, o que era mais importante do que ganhar mais dinheiro. Bem ao estilo sagitariano, Silvio respondeu que José Celso poderia morrer logo, mas que ele nunca morreria.
O diretor morreu em 2023 e Silvio Santos morreu em 2024. O apresentador, ques estava com 93 anos, marcou gerações com seu sorriso fácil, seus bordões e seus programas que agradavam em cheio o gosto popular. Polêmicas à parte, a televisão brasileira e o mercado de entretenimento perdem um de seus maiores ícones.