Previsões para 2025
Como será o ano que vai começar
A Astrologia prevê ciclos e em 2025 teremos realmente o início de uma nova dinâmica mundial, o que fica evidente pela mudança de signo de 4 planetas, além de outros eventos astrológicos importantes.Perspectivas para 2025 no Brasil
- Júpiter sai de Gêmeos e entra em Câncer em junho
- Saturno sai de Peixes e ingressa em Áries em maio
- Urano muda de Touro para Gêmeos em julho
- Netuno deixa seu domicílio, Peixes, e entra em Áries em março
Os Nodos Lunares também vão mudar de Áries/Libra para Peixes/ Virgem, em janeiro, mudando o foco de ação/conciliação para fantasia/realidade.
Além disso, Plutão também mudou de signo em novembro de 2024, entrando em Aquário, depois de ficar 20 anos em Capricórnio.
Tá de bom tamanho, né?
Vamos comentar sobre as tendências indicadas por essas mudanças a partir do ciclo que se inicia em 1º de janeiro de 2025, lembrando que o ano novo astrológico não acontece no dia 31 de dezembro e sim no dia 20 de março, quando o Sol ingressa em Áries.
Júpiter faz vários aspectos com planetas no mapa do Brasil
Júpiter ingressa em Câncer e faz oposição a Urano e Netuno, quadratura com Plutão e, simultaneamente, trígono com Marte no mapa do nosso país. É uma configuração que que aponta para o protagonismo do povo, como ocorreu em 2013, mas também representa um alerta para a ação de falsos amigos. Além disso, indica que questões diplomáticas e relacionadas à justiça ganharão destaque e o favorecimento do turismo, dos esportes e da cultura em geral. Já o trígono de Júpiter no céu com Marte no mapa do Brasil aponta para o crescimento das áreas de cultura e turismo.
Saturno transita pela casa das finanças do país
É uma indicação de necessidade de estabelecer limites mais definidos para e regras mais rígidas para uso do dinheiro público. Isso pode se dar pela via positiva, por exemplo, no controle das emendas parlamentares do chamado orçamento secreto
Mas, como Saturno também vai fazer conjunção com Netuno no céu e com Plutão no mapa do Brasil, o trânsito pode se dar pela via negativa, na forma de uma fase de vacas magras, de mais escassez, com possibilidade de turbulência social provocada pela manipulação da população e consequente aumento da temperatura política.
Urano muda de Touro pra Gêmeos
No primeiro trimestre, ainda em Touro, Urano faz trígono com Mercúrio, regente do Brasil, o que favorece o comércio em geral. Depois, Urano chega a zero grau de Gêmeos e faz sextil com Plutão no mapa do Brasil, indicação de que a economia pode ser beneficiada por alguma descoberta científica ou de uma reserva mineral.
Netuno na casa das finanças em quadratura com Netuno no mapa do Brasil
É um aspecto planetário que aponta para o risco de situações nebulosas na área financeira e marca um período de incertezas. Podem ocorrer flutuações no mercado financeiro, grandes falências e outros problemas que afetem a economia do país.
Plutão transitando na casa 12 em quadratura com Marte no mapa do Brasil
Indica risco de episódios violentos e atividades ocultas, talvez engendrando nova tentativa de golpe. É um risco que se mantém por 2 anos. É uma possibilidade intensificada pelos eclipses que vão acontecer ao longo do ano e que vão afetar o Sol e Mercúrio, regente de Virgem, signo do país. Aliás, curiosamente, um dos eclipses se dará no dia 7 de setembro.
Perspectivas para 2025 no plano pessoal
Como Plutão vai ficar o ano todo nos primeiros graus de Aquário, quem tem Sol, Lua, ascendente ou planetas pessoais até no máximo 5 graus deste signo ou de Leão, Touro ou Escorpião, pode ter de se adaptar a uma nova realidade, provocada por algum tipo de mudança na estrutura social imediata, familiar, profissional, etc.
Netuno é muito lento vai transitar do 27º de Peixes para o 1º de Áries no primeiro trimestre e passará a maior parte do ano neste signo. Quem tem planetas ou pontos astrológicos importantes entre esses graus desses signos ou de Virgem/Libra, Sagitário/Capricórnio ou Gêmeos/Câncer, deve sentir que as coisas estão confusas e indefinidas nas áreas indicadas pelas casas ativadas pelo trânsito.
Urano vai transitar do 23º ao último grau de Touro durante o primeiro semestre. Depois, entrará em Gêmeos, mas logo ficará retrógrado e voltará para Touro. Quem tem planetas nesses graus ou nos mesmos graus de Escorpião, Aquário e Leão, pode viver imprevistos e ter surpresas não exatamente agradáveis ao longo do período.
Saturno parte do 13º de Peixes e transita por este signo durante os 5 primeiros meses do ano, ingressando em Áries no fim de maio, depois ingressa em Áries, fica 3 meses neste signo e volta para Peixes. Se você tem planetas do 13º ao 29º de Peixes, Virgem, Gêmeos ou Sagitário, pode sentir que as coisas estão travadas nas áreas ativadas pelo trânsito.
Perspectivas para 2025 no mundo
Júpiter sai de Gêmeos e entra em Câncer
Júpiter fica em média 1 ano em cada signo e leva 12 anos para dar uma volta completa no zodíaco. A última vez que esteve em Câncer foi no período 2013/2014, quando tivemos manifestações em 500 cidades brasileiras e a anexação da Crimeia pela Rússia.
Em 2025, problemas como o da crise hídrica assim como a questão dos refugiados podem se tornar agudos e exigir um esforço global. Teremos ainda a ressonância da quadratura entre Júpiter e Saturno, que pode se manifestar, como tem se manifestado, na forma de tentativas de negação do conhecimento e da justiça, assim como demandas políticas com base em crenças religiosas.
Saturno sai de Peixes e ingressa em Áries
Saturno fica em média 2 anos e meio em cada signo e tem um ciclo médio de 29 anos. Em 2025 entra em Áries, mas fica retrógrado e volta para Peixes em setembro, só ingressando definitivamente em Áries em fevereiro de 2026, signo por onde transitou pela última vez entre 1996 e começo de 1999.
Autoritarismo, recrudescimento das guerras e outras manifestações violentas são indicações do trânsito de Saturno, que de maio a agosto faz conjunção no céu com Netuno. Para se ter uma ideia da importância desse encontro planetário, a última vez que os dois estiveram juntos nesse signo foi em 1917, ano da Revolução Comunista na Rússia, evento histórico que marcou o mundo, para o bem e para o mal.
Agora, podemos esperar mudanças nas estruturas arcaicas de poder, crises que têm como pano de fundo questões religiosas e alterações no jogo geopolítico, o que já vem se esboçando com sinais de decadência do império estadunidense e ascensão de outro bloco de poder.
Urano muda de Touro para Gêmeos
Em julho, Urano ingressa em Gêmeos, signo onde vai ficar durante 7 anos. O período em que esteve em Touro, signo dos valores, foi o de maior valorização das bitcoins e os meios de pagamento passaram a ser quase que exclusivamente eletrônicos. Com exceção de alguns políticos, ninguém mais faz compras com dinheiro vivo. Além disso, foi também nos últimos anos que começou a se esboçar a ideia de uma alternativa para o dólar como moeda internacional, algo até então inimaginável.
Até 2032, podemos esperar enormes progressos nas ciências em geral e nas comunicações em especial, progressos que seriam considerados fantasiosos pouco tempo atrás. Fica difícil até mesmo vislumbrar quais serão os desdobramentos da tecnologia dos robôs, da inteligência artificial, etc., mas certamente teremos um novo boom nas comunicações, permitindo a quem se interessar o acesso a informações até então inacessíveis.
Netuno deixa seu domicílio, Peixes, e entra em Áries
Netuno fica mais ou menos 14 anos em cada signo e leva quase 170 anos para dar um volta completa no zodíaco. A última vez que esteve em Áries foi entre 1862 e 1875, quando ocorreu a Guerra do Paraguai. No conflito mais brutal da América do Sul, o país vizinho enfrentou o Brasil, a Argentina e o Uruguai, perdeu 40% de seu território e mais da metade de sua população.
Entre outras coisas, Netuno é a ilusão. Desde 2012, período em que esteve fortalecido transitando por seu signo, tivemos a intensificação do que se convencionou chamar de pós-verdade, neologismo que já existia, mas que ganhou força com as mídias sociais. Assim, os fatos e a realidade objetiva passaram a ter menos importância do que o apelo às emoções, visando fortalecer as crenças pessoais. Foi um recurso usado largamente para modelar a opinião pública com fins específicos, como ganhar eleições por exemplo.
Feliz Ano Novo Pra Você!