O ascendente só vale depois dos 30?

Fato ou lenda urbana da astrologia?

Alguns elementos do mapa astral serão mais acionados em determinados períodos da vida, mas o mapa é um conjunto com vários indicadores e todos estão ativos desde o momento em que a pessoa vem ao mundo.
O ascendente só vale depois dos 30?

Antes de mais nada:

O ascendente funciona desde o momento em que você nasce

Não é raro encontrarmos quem acredite na ideia equivocada de que o Ascendente fica mais forte depois dos 30 anos ou, ainda mais grave, que o Ascendente só começa a funcionar depois dos 30 anos. Antes de qualquer coisa, que fique claro que essa ideia não procede e que não é assim que a dinâmica astrológica se manifesta.

Mas afinal, o que é Ascendente?

  • No mapa, o ascendente é o signo que está no começo da casa 1 e determina a colocação de todos os outros signos na mandala astrológica.
  • Astronomicamente, é o signo que ascendia, que subia no horizonte leste no momento em que você nasceu.
  • O Ascendente indica como a pessoa se mostra ao mundo, quais são suas aspirações, seu projeto de vida, também é associado ao corpo físico.

Já o mapa é um conjunto e todos os seus elementos estão ativos desde o momento em que a pessoa vem ao mundo. Alguns elementos são ativados em determinados períodos, mas não é o caso do ascendente. O que acontece é que só percebemos a manifestação desses elementos com o passar do tempo, lembrando que nenhum elemento ou aspecto do mapa funciona isoladamente.

Por exemplo, não se pode observar na prática os talentos ou as aptidões profissionais de um bebê. Apenas depois que a pessoa atinge certa idade, podemos perceber como ela está utilizando as potencialidades indicadas no mapa, e isso vai depender de vários outros indicadores.

De onde vem essa ideia?

De forma similar, as indicações do Ascendente são mais facilmente percebidas quando a pessoa já passou por certas fases. Afinal, entre outras coisas, o Ascendente simboliza o projeto de vida, o que a pessoa manifesta objetivamente, sua imagem e a forma como ela se apresenta. Obviamente, essas coisas ficam mais evidentes quando a pessoa já viveu certas experiências e demonstra suas características intrínsecas.

Não se sabe ao certo, mas talvez a resposta esteja na confusão que os leigos fazem com outros indicadores astrológicos. É comum que a pessoa expresse sua natureza quando já atravessou certos ciclos e isso acontece em sincronia com os chamados trânsitos astrológicos, que são os movimentos dos planetas em relação ao mapa natal.

Aspectos planetários importantes

Alguns são muito marcantes, como o trígono de Urano com Urano natal e, principalmente, o famoso retorno de Saturno, que ocorre quando a pessoa tem mais ou menos 29 anos e Saturno retorna ao ponto em que estava no dia em que ela nasceu.   

Podemos dizer que o período do Retorno de Saturno simboliza o encerramento de um ciclo, da juventude que fica para trás para que possa ter início o período de maturidade, que nem sempre é agradável, já que as coisas ganham um peso que não tinham e obrigam a pessoa a ser mais responsável. No mínimo, ela faz um balanço do que fez, começa a se cobrar um pouco mais e a pensar no futuro como uma realidade que tem de ser construída e não mais como um sonho juvenil.



O que achou do artigo?

Comente abaixo:



Matérias relacionadas

Busca

MAPA ASTRAL GRÁTIS



:

Mapa em horário de verão?

Não   Sim