FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!
Ano Novo em Março? O Sol entra em Áries e começa o Ano Novo Astrológico
É isso mesmo que você leu. O réveillon astrológico não é no dia 31 de dezembro. Antigamente, o ano novo era comemorado em março, mês dedicado ao deus romano Marte. Os astrólogos simplesmente seguem a tradição.
Perspectivas para os próximos 12 meses
Março é o mês em que o Sol ingressa no signo de Áries, signo regido por Marte e associado a um período de renovação, de recomeço, de renascimento. A entrada do Sol em Áries marca o equinócio da primavera no hemisfério norte. Equinócio é uma palavra de origem latina formada pela união do vocábulo aequus, que quer dizer igual, com o vocábulo nox, que significa noite, ou seja, no equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração.
Em 2025, o Sol entra em Áries no dia 20, quinta-feira, às 6h01 da manhã, e transita por esse signo até 19 de abril, quando entrará em Touro. O mapa montado para o exato momento em que isso ocorre indica o cenário e as tendências para os próximos 12 meses.
O mapa deste ano tem o ascendente a 27º de Peixes, signo regido por Netuno, planeta que estará no ascendente, assim como Vênus, Mercúrio e Sol, mas que estarão em Áries, cujo regente, Marte, estará enfraquecido em Câncer, em contato harmônico com Saturno.
É uma configuração que, de certa forma, reforça os trânsitos planetários importantes que vão acontecer ao longo do ano. Marte em Câncer está em consonância com o ingresso de Júpiter neste signo em junho. Considerando que Júpiter simboliza a justiça e o movimento de expansão e que Câncer tem simboliza a água e o povo, podemos prever manifestações populares como as que ocorreram no período 2013/2014, última vez que esse trânsito aconteceu, quando tivemos manifestações em 500 cidades brasileiras. Também é uma indicação de que problemas como a questão dos refugiados e a crise hídrica podem se tornar agudos.
A conjunção de Sol, Mercúrio em Áries reforça as indicações da entrada de Saturno em Áries, que também vai acontecer em junho: postura geral mais belicosa, regimes mais autoritários e outras manifestações negativas de poder.
É uma tendência intensificada pela entrada de Netuno também em Áries, o que aconteceu pela última vez entre 1861 e 1875, quando ocorreu a Guerra do Paraguai e o país vizinho enfrentou o Brasil, a Argentina e o Uruguai, perdendo 40% de seu território e mais da metade de sua população.
Para completar o quadro, de maio a agosto Saturno faz conjunção no céu com Netuno, o que ocorreu pela última em 1917, ano da Revolução Comunista na Rússia, evento que marcou o mundo, para o bem e para o mal.
Podemos esperar crises e mudanças nas estruturas de poder e no jogo geopolítico, o que já vem se esboçando, com a turbulência provocada pelo governo estadunidense e a ascensão de outro bloco econômico.
São aspectos que nos fazem prever um dos anos mais intensos das últimas décadas, mas há indicações positivas. O ascendente Peixes traz mais empatia e solidariedade, e o trígono da Lua com Sol, Vênus em Mercúrio facilita o contato e a interação amistosa.
Perspectivas para os próximos 12 meses no plano pessoal
Se você tem planetas do 13º ao 29º de Peixes, Virgem, Gêmeos ou Sagitário, pode sentir que as coisas estão travadas nas áreas ativadas pelo trânsito de Saturno. Veja em seu mapa que casas serão ativadas.
Quem tem planetas próximos ao 23º de Touro, Escorpião, Aquário ou Leão pode ter surpresas não exatamente agradáveis ao longo do período.
Quem tem Sol, Lua, ascendente ou planetas pessoais até no máximo 5 graus de Aquário, Leão, Touro ou Escorpião pode ter de se adaptar a uma nova realidade, provocada por alguma mudança na estrutura familiar ou profissional.