A triste história do pai da computação
Ele ajudou a encurtar a guerra e salvar milhões de pessoas, mas foi condenado por ser homossexual.
Alan Turing ajudou a derrotar Hitler, abreviando a Segunda Guerra Mundial e salvando milhões de vidas, mas foi condenado à castração química pelo crime de ser homossexual, o que o levou ao suicídio antes de completar 42 anos.A triste história do pai da computação
A história está cheia de casos de injustiça e um dos mais absurdos é o de Alan Turing, um canceriano com ascendente em Gêmeos, considerado o pai da computação. O caso dele nos mostra mais uma vez como a homofobia é nefasta e, em muitos casos, mata. O homem que ajudou a derrotar Hitler, abreviando a Segunda Guerra Mundial e salvando milhões de vidas, foi condenado à castração química pelo crime de ser homossexual, o que o levou ao suicídio.
O homem que ajudou a encurtar a guerra, mas foi condenado por ser homossexual.
Turing nasceu às 02h15, no dia 23 de junho de 1912, em Londres. Sua história é contada no filme O Jogo da Imitação, que mostra como ele, rapaz tímido e meio arredio, o que é compatível com o Sol em Câncer, foi selecionado para integrar a equipe encarregada de decifrar as mensagens dos nazistas. Em seu mapa, o Sol está em conjunção com Plutão, o que é compatível com seu caráter investigativo, seu interesse pela pesquisa e sua obstinação.
Apesar de ser PhD em matemática e criptografia, ele teve que enfrentar a forte resistência dos colegas e a desconfiança dos comandantes militares, o que o levou a buscar e conseguir o aval do próprio Winston Churchill, que lhe deu a chefia do projeto e o autorizou a desenvolver o sistema que ele julgava capaz de decodificar e descriptografar as mensagens das tropas alemãs. Graças à sua máquina, que era chamada de The Bombe, os britânicos puderam mapear a posição dos navios e submarinos alemães, evitando assim os ataques e poupando a vida de milhões de soldados e civis.
Em seu mapa, ele tem Urano em domicílio em Aquário, na casa 9, o que lhe conferiu um caráter visionário e certa facilidade no campo da ciência. Júpíter também está em domicílio no seu mapa, o que é compatível com o fato de ele ter enxergado o futuro, mas estava na casa 7, o que explica o fato de ele não ter muito tato no trato com as pessoas.
Infelizmente, além de seu trabalho não ter tido o merecido reconhecimento, Turing sofreu as consequências de viver numa sociedade moralista e preconceituosa, numa época em que a homossexualidade ainda era considerada crime. Depois da guerra, ele foi acusado, julgado e condenado à castração química, o que fez com que ficasse impotente e desenvolvesse seios. Desempregado e deprimido, ele se suicidou em 7 de junho de 1954, pouco antes de completar 42 anos. Em 2009, um tanto tardiamente, o governo britânico reconheceu o erro e se desculpou oficialmente pelo tratamento dado a Turing.
Há quem acredite que o símbolo da Apple, a maçã mordida, teria sido desenvolvido em sua homenagem, o que talvez se deva ao fato de ele ser considerado o pai da computação, o que é compatível com Urano em trígono com o Ascendente em seu mapa, mesclado ao rumor que ele teria se matado mordendo uma maçã envenenada com cianeto e que a fruta mordida teria sido encontrada ao lado do corpo. Além disso a palavra inglesa bite, que quer dizer mordida, permite o trocadilho com byte, que é um conjunto de bits, unidades de informação usadas em informática.
A histórua da maçã mordida, embora até um tanto poética, não foi confirmada pelo designer que desenvolveu a marca, que afirmou que se trata apenas de uma lenda urbana. Já a história de Alan Turing, apesar de triste, precisa ser lembrada, não só para que possamos reconhecer seus méritos e prestar a devida homenagem, mas para que injustiças como essa nunca mais se repitam.